quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SANGUE: DOE VIDAS



Esta foi a última campanha lançada pelo Ministério da Saúde onde são relatados
exemplos de doações em pacientes com Anemia Falciforme


O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue e, por isso, ele é vital.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml. É pouco para você e muito para quem precisa.

Ao decidir doar sangue, o doador passa por uma entrevista para dar maior segurança a quem doa e a quem o receberá. Neste momento, o doador também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.

É importante lembrar que a participação de pessoas com sangue fator RH negativo é fundamental, já que ele está presente em apenas 15% da população mundial. As festas juninas e os períodos de férias escolares costumam ser críticos. Por isso, doe sempre que puder e, especialmente, nestas épocas do ano.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE
- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar mais de 50 quilos.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO
- Nunca vá doar sangue em jejum;
- Durma pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
- Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
- Evite alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação;
- Interrompa por 12 horas atividades como pilotar avião, helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

QUEM NÃO PODE DOAR
- Quem teve diagnóstico positivo de hepatite B e C;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
- Usuários de drogas;
- Pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses;
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.

DIREITOS DO DOADOR
O doador voluntário tem direito a um atestado médico que lhe concede um dia de folga no trabalho ou na escola. Doadores regulares são isentos das taxas de inscrições em concursos públicos. Além de ajudar a salvar vidas, quem decide doar sangue tem a oportunidade de passar por uma avaliação médica criteriosa de forma gratuita.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA DOAÇÃO
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão seu tipo sangüíneo e doenças como AIDS, sífilis, doença de chagas, HTLV I/II, hepatites B e C. Em caso de positividade de algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O DESTINO DO SANGUE DOADO
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma, o que permite que mais de um paciente seja beneficiado a partir da mesma coleta. Os componentes são distribuídos aos hospitais sergipanos para atender a casos de emergência e a pacientes internados.

HORÁRIO
O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30min, sem intervalo para almoço. O fornecimento de sangue para as unidades funciona diariamente com plantão 24 horas.

AGENDAMENTO PARA DOAÇÃO DE SANGUE


Para agendar o horário de sua doação particular ou de doações em grupo, basta ligar para os setores de Recursos Humanos ou Serviço Social do Hemocentro pelo telefone (79) 3259-3191.

O Banco de Sangue do Hemose funciona de segunda a sexta, das 7h30min às 17h30min. Para agendar o horário de sua doação particular ou de doações em grupo, basta ligar para o telefone (79) 3259-3191 e falar com a equipe do Banco de Sangue, localizado na Avenida Tancredo Neves, atrás do Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (HUSE).




FONTE: http://www.ses.se.gov.br/hemose/index.php?act=secao&sec=25

Nenhum comentário:

Postar um comentário