segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ÁCIDO FÓLICO: Proteção às celulas e aumento da imunidade


O ácido fólico, vitamina essencial para as mulheres encontrada em alimentos com legumes, frutas, feijão e ervilha, pode ajudar a aumentar a imunidade. Também conhecido como folato, o nutriente é responsável pela manutenção das células, e é fundamental em fases de crescimento ou grandes transformações metabólicas, como a infância e a gravidez. A vitamina ajuda a produzir o DNA e o RNA, material genético que dita as funções celulares, e pode ajudar a evitar alterações que levam ao aparecimento do câncer.

Como o folato ajuda a reparar o DNA, alguns especialistas acreditam que a sua deficiência pode alterar a imunidade. Em experiências com animais, pesquisadores conseguiram comprovar que a falta da vitamina diminui a eficácia do sistema imunológico.

Para a maioria dos adultos, a recomendação é ingerir 400 microgramas (mcg) de ácido fólico por dia. Mulheres em idade fértil ou que estão grávidas devem ingerir 600 mcg para reduzir o risco de defeitos congênitos no bebê. O ideal é privilegiar o nutriente vindo da alimentação, e nunca ultrapassar a dosagem de 1,000 mcg de ácido fólico sintético por dia.
obs:Os postos de atendimento médico atualmente oferecem o ácido fólico sob a receita médica.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3942&ReturnCatID=1775

Nenhum comentário:

Postar um comentário