segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DA MALÁRIA, O QUE NÓS TEMOS EM COMUM?














Os primeiros habitantes do planeta deixaram grandes legados entre nós ocidentais, americanos: seja do norte, latinos, do sul. A história do Africanos, transmite separação e sofrimento apenas pela cor que possuem, trazendo consigo uma história de sofrimentos e desgraças que atribuem segundo historiadores à desobediencia de Caim na qual Deus o expulsou enviando a uma terra onde o sol queimasse bastante a sua pele. No entanto, diversos acontecimentos surgiam e tornaram da África um grande país através do império egípcio, mas, com a grande moda das colonizações e consequentementeo domínio da penísulo ibérica sobre os países deste continente, houve a mistura entre povos.
A mesma terra que acolheu Caim por matar seu irmão Abel, produzia seres que se adaptavam muitíssimo bem ali, pois o calor ou seja, o clima tropical do local fazia que estes seres se proliferassem transmitindo assim uma doença.
A malária ou paludismo, é transmitida pela picada do mosquito anopheles na qual são causadas pro protozoários parasitas do gênero plasmodium. Doença bastante comum em países do mediterâneo e em países de clima tropical, a malária foi um dos motivos que derrubou o grande império romano. Chegou até a américa por negros escravizados, e como muitos cientistas afirmam que o homem de cor negra possui uma resistência maior que o branco, muitos que contraiam a doença, sobreviviam, mas ficavam com sequelas no sangue. As hemáceas passavam a ter uma nova forma: "Forma de Foice".Eis a Anemia Falciforme!

Então, diante do grande circulo vicioso que é a nossa vida, vale a pena pensar em quem somos e olharmos para nossos irmãos independente de raça ou classe e acabar com esse orgulho bobo de que somos branco, pois do que vale mostrar lindo olhos cor de esmeraldas e pele da cor de maçã se nas veias correm o sangue cor de ébano? sim temo salgo em comum enão é apenas o sangue, mas sobretudo a alma que temos na qual aprendemos e sejamos ingênuos na arte de amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário